A alteração no Código de Trânsito Brasileiro tornou a infração mais fácil de ser aplicada.

Você sabia que som alto no carro pode causar multa?

Novembro começou com surpresa para os motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu ajustes, e as multas ficaram no mínimo 53{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0} mais caras, com algumas chegando até 300{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0} de aumento. Embora a medida pese mais no bolso, é uma maneira de redobrar a atenção do motorista e proporcionar mais segurança no trânsito.

Algumas categorias sofreram alteração não só no valor, mas também na forma como será aplicada daqui para frente, como a multa por som alto. Embora muitos motoristas desconheçam a infração ou acreditem que não passa de uma lenda urbana, ela é considerada grave, com penalidade de cinco pontos na carteira e retenção do veículo.

A partir de agora, como informou o Ministério das Cidades, quem for pego perturbando “o sossego público” pode ser multado, mesmo sem medição do volume em decibéis, como era necessário antes. Isto é, ficará a critério da interpretação do agente de trânsito. Por conta disso, o texto original do artigo ganha caráter subjetivo, já que depende de uma avaliação individual, deixando assim margem para interpretação, visto que o é som alto para uma pessoa pode não ser para outra.

A nova lei traz insegurança para os motoristas que gostam de ouvir som alto, mas é importante lembrar que o som alto pode, sim, perturbar o sossego alheio, e mais do que tudo é preciso respeito para uma boa convivência. Vale o exercício de se colocar no lugar do outro e refletir sobre o que pode ser incômodo. Por exemplo, depois das 22h, não é adequado transitar em vias residenciais com o carro vibrando por conta do som.

rastreador-carro-som-alto

Mas, caso você tenha caído na malha fina da audição do agente de trânsito, vale ficar de olho em algumas situações em que não cabe a multa. O CTB se aplica às vias de acesso à circulação pública, tendo restrições em ambientes ou espaços privados, como postos de gasolina e bares.

E, já que estamos falando de tranquilidade para os motoristas, conte sempre com a Autotrac para deixar sua vida automotiva mais fácil. Com o One Carro, além de acompanhar o seu veículo 24 horas por dia, você conta com funcionalidades como a cerca eletrônica, que possibilita receber alerta caso o seu veículo saia da área de circulação determinada, o que é ótimo para quem precisa deixar o carro com manobrista ou mecânico.

Mas as vantagens não param por aí. Com a tecnologia Autotrac, você consegue encontrar o seu carro no estacionamento através da câmera do celular, com o uso da realidade aumentada. Curtiu? Então confira todos os nossos rastreadores e escolha o seu!

Leia mais:

Dúvidas frequentes e dicas: tudo sobre a renovação da CNH

Autotrac: muito mais que rastreamento e monitoramento de veículos

Regulagem de farol: saiba como checar se o seu veículo está seguro

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade