Você também tem o sonho de ter um carro antigo para sair desfilando com ele por aí? Então saiba o que precisa ser levado em consideração ao adquirir um.

Quero ter um carro antigo! Então saiba o que é preciso

A procura por carros antigos cresceu 74% no último ano. Se você é uma das pessoas loucas para ter essas belezinhas para sair desfilando por aí, precisará de algumas dicas para não acabar transformando o sonho em pesadelo.

Há diversos motivos para ter um carro de coleção: a emoção de guiar um veículo que tem história, a identificação com o possante ou ainda a paixão por carros. Mas é preciso conhecer bem os custos para tornar esse desejo realidade.

Um dos carros antigos mais procurados de 2018 no Brasil é o Fusca

Primeiro de tudo, carro antigo não é carro velho! Aliás, se você disser isso perto de um apaixonado pelo tema, a gente nem sabe o que pode acontecer. Os modelos antigos são aqueles que não são novos, já saíram de linha. 

No entanto, eles funcionam e têm valor, diferentemente dos velhos, que apresentam inúmeros problemas. A Federação Brasileira dos Veículos Antigos (FBVA) diz que, para um automóvel ser considerado antigo, ele deve ter, no mínimo, 30 anos. Para escolher uma raridade dessas, você precisa seguir as dicas:

Faça uma escolha consciente

Uma dúvida comum entre os compradores é: adquirir um carro para restaurar ou outro que esteja em bom estado e que não precise arrumar muito além dos detalhes? Vários aspectos precisam ser analisados, por exemplo, se você terá tempo, dinheiro e paciência para investir em uma restauração.

Primeiramente, é importante ver se há oficinas especializadas na sua cidade, se ainda há peças para o veículo ou se existe a possibilidade de fabricá-las artesanalmente. Então, tome cuidado. Pesquise bastante para encontrar aquele modelo que vai ser seu queridinho. Procure por carros à venda, sites especializados, fóruns, leilões e conte com a ajuda de mecânicos experientes.

Atente-se a cada detalhe

Na hora da escolha, não deixe de observar alguns detalhes importantes, isso garantirá que você não leve um carro que está tão mal cuidado, que não poderá nem ser recuperado. Por isso, verifique a carroceria e o chassi: estes são uns dos itens mais relevantes; se estiverem muito danificados, dificilmente poderão ser arrumados. Outra complicação é reparar ferrugem. Então, procure pontos, bolhas e marcas. Uma ou outra dá até para amenizar, mas lembre que nunca ficará perfeito.

Carros antigos precisam de cuidados diferenciados

Fique atento às alterações

Fique atento ao histórico do veículo. A partir da sua placa de identificação é possível reconhecer se o carro sofreu alterações na cor interna ou externa, no acabamento, no motor, entre outros itens. O comprador deve procurar saber se o automóvel já foi batido e se não há problemas com a fiscalização.

Quanto mais original for o carro antigo (ou seja, sem muitas modificações), mais bem avaliado ele será. Porém, como sabemos, não é fácil nem barato ter um possante desse tipo. Existem alguns modelos que foram encomendados e são mais raros. Leve tudo isso em consideração.

Investir na segurança é item essencial para quem quer ter um carro antigo

Cuide da segurança

É muito difícil conseguir um seguro para um veículo antigo pelo alto valor que pode alcançar e pela dificuldade de achar peças. Aliás, para quem é apaixonado, ter uma indenização do valor do automóvel nem é o mais importante. O valor sentimental é muito maior do que qualquer quantia de dinheiro. Afinal, foram horas e horas investidas em cuidar e restaurar o carro para correr qualquer tipo de risco.

Nesse caso, a solução mais adequada para garantir a segurança do seu bem valioso 24 horas por dia é um rastreador que permita o monitoramento online via aplicativo. Assim você pode acompanhar cada movimentação. O AUTOTRAC One Carro tem uma das melhores tecnologias de monitoramento via GPS e conta com a experiência de 25 anos da empresa líder de mercado em monitoramento e rastreamento de cargas.

A AUTOTRAC envia alertas para seu celular ou tablet em casos de movimentação indevida, e você conta com assistência disponível sempre que precisar, como a Pronta Resposta Nacional e o Apoio à Vítima de Crime.

Depois de todo o trabalhão para conseguir adquirir o carro dos seus sonhos, ele precisa estar em boas mãos. Conheça melhor os nossos serviços de rastreamento e acompanhe o que você mais valoriza.

Saiba mais sobre carros antigos:

Carro antigo com placa preta? A AUTOTRAC ajuda você a proteger sua raridade

Proteja seu xodó customizado com um rastreador AUTOTRAC

Saiba como se organizar para restaurar uma moto e obter a placa preta

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade