Qual você considerar ser o de maior sucesso, o Piquet empreendedor ou o Piquet piloto? Saiba como o tricampeão se reinventou depois que parou de correr.
Piquet vs Piquet

Piquet Empreendedor x Corredor. Qual o Piquet de Maior Sucesso?

A história de Nelson Piquet, corredor genial de Fórmula 1, tricampeão mundial, de personalidade forte, todos já conhecem. Agora, você conhece o Piquet empreendedor, o empresário de sucesso, aquele que conseguiu utilizar o aprendizado das pistas na vida pós Fórmula 1 de um jeito diferente do usual? A reportagem da Época Negócios de maio/2014 fala disso. Se você não conhece, você vai gostar de saber.

Essa análise não trata da participação de Piquet na invenção, aprimoramento ou desenvolvimento, na Fórmula 1, de:

  • Reabastecimento no pit stop,
  • Aquecedor de pneus,
  • Balanço de freios,
  • Suspensão ativa,
  • Motores turbo, dentre outros.

Cuidamos aqui do empreendedor, eternamente insatisfeito com o que já conquistou, do empresário com um impulso incontrolável de seguir criando, inovando, aprimorando e partindo para o próximo desafio.

Atletas, jogadores e corredores tendem a parar suas atividades e permanecer em seus esportes, trabalhando como treinadores, diretores, apoiadores, enfim, passando a desenvolver atividades técnicas ou administrativas. Isso é o caminho normal. Piquet até faz isso, mas apenas com os filhos que seguiram sua carreira. Já a visão empresarial de Nelson foge um pouco do padrão. Ele adaptou o aprendizado da F1, necessário ao bom desempenho de sua atividade, para usos fora das pistas. E, com essa sacada, Piquet foi novamente genial.

Exímio “acertador de carros”, tido por muitos como um dos melhores, Piquet percebeu que as tecnologias de telemetria e monitoramento e a consequente análise dos dados obtidos durante os treinos, fazia toda a diferença nas corridas. Em um esporte onde um décimo de segundo pode significar derrota ou vitória, a análise dos números e a obsessão por ajustes e detalhes é uma obrigação. Piquet decidiu, então, levar essa tecnologia para as ruas e criou a Autotrac. 

Em busca de atender às demandas de grandes frotistas, desenvolveu rastreadores para caminhões com comunicação e gerenciamento via satélite. Depois de um início difícil, pois a percepção dos clientes para a importância e possiblidades do serviço demorou mais que o esperado, a Autotrac tornou-se a maior empresa de rastreamento, comunicação e telemetria de frotas do mercado brasileiro, permitindo aos clientes gerir suas operações de forma rápida e simples, assim como diminuir os custos operacionais, número de acidentes e desgaste dos veículos. Se antes se buscava reduzir segundos, agora a busca é por redução de custos.

O “ajuste fino” de Piquet, aplicado à sua empresa, em 20 anos gerou mais de uma dezena de diferentes serviços oferecidos pela Autotrac, que hoje tem mais de 30 mil clientes espalhados por todo o Brasil, mais de 200 mil equipamentos comercializados e um faturamento anual superior a 300 milhões de reais (números de 2013). Muito bom, concorda? Bem, aparentemente, não para Piquet, que agora parte para o varejo, com a criação de linhas de rastreadores para pessoas físicas, nas linhas Autotrac One, para carros e motocicletas, e Autotrac Mini, de rastreadores portáteis.

É disso que trata da excelente reportagem com Piquet na Época Negócios, de maio de 2014. Leia a reportagem e decida qual o melhor Piquet, o gênio dos boxes e das pistas, ou o empresário que, apesar de estabelecido, não perde a chama do empreendedorismo.

Decida e aproveite para conhecer os rastreadores da Autotrac, para carros (One Carro), para motos (One Moto) e portáteis (Mini), desenvolvidos com obsessão de perfeição digna de um campeão. Informe-se de todas as possibilidades e compre já o seu!

2 comentários sobre “Piquet Empreendedor x Corredor. Qual o Piquet de Maior Sucesso?

  1. Não existe um Piquet melhor do que o outro, ambos, em fases distintas, são perfeitos! Acredito que além da busca incansável pela excelência e do grande profissionalismo com um profundo conhecimento do que faz, a eterna irreverência e autenticidade do Nelson, formam um conjunto de sucesso!

    O varejo em que ele está atacando envolve muito mais do toda sua tecnologia e/ou bens monitorados ou rastreados, envolve sentimento, cuidado familiar, envolve mamães e papais que zelam pelo que há de mais sagrado em suas vidas … é um mercado que exige de seus prestadores de serviço extrema credibilidade e sensibilidade – qualidades que sobram no corredor e no empreendedor!

    Lógico que quando falamos de um Tricampeão Mundial de Fórmula 1, falamos de um empresário que jamais aceitará que sua empresa não seja menos do que líder de mercado – fato – está no sangue, é e justamente esse mix de corredor + empreendedor, que faz com que ambos sejam “o maior sucesso”, cada um em sua época!

  2. Olá Gabriela,
    Muito obrigado por sua participação.
    O post instigava mesmo, pedindo uma resposta que, como você muito bem resumiu, não existe.
    Piquet conseguiu, com competência, levar ideias das corridas para a pessoa comum, e manteve a busca pela excelência como prioridade em sua vida de empreendedor, buscando sempre o primeiro lugar.
    Obrigado novamente. Continue sempre nos acompanhando e participando, ok?
    Atenciosamente,
    Autotrac

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade