Quem nunca ouviu o questionamento: “Você dirige descalço? Sabia que não pode?” que atire a primeira pedra. Infrações como não usar o cinto de segurança ou trafegar acima da velocidade permitida são cotidianas entre os motoristas e todo mundo as conhece. Contudo, há outras menos óbvias que podem gerar dúvida. Abaixo selecionamos algumas verdades e […]

O que posso ou não fazer enquanto estou dirigindo?

Quem nunca ouviu o questionamento: “Você dirige descalço? Sabia que não pode?” que atire a primeira pedra. Infrações como não usar o cinto de segurança ou trafegar acima da velocidade permitida são cotidianas entre os motoristas e todo mundo as conhece. Contudo, há outras menos óbvias que podem gerar dúvida. Abaixo selecionamos algumas verdades e mitos em relação à violação das leis de trânsito para deixar tudo bem explicado:

DIRIGIR DE SALTO OU DESCALÇO

Mulher calçando sapato de salto alto ao sair do veículo

Depende. A lei proíbe dirigir “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”. Assim, estaria tudo bem dirigir descalço. Mas, de salto, pode haver problemas, já que ele pode comprometer a sensibilidade do pedal e tornar mais complexo seu manuseio.

Legislação: Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Art. 252
Infração: média
Penalidade: multa

DIRIGIR SEM CAMISA

Homem dirigindo sem camisa e sem cinto

Pode. A legislação não proíbe o motorista de dirigir sem camisa.

DIRIGIR GRÁVIDA

Mulher grávida dirigindo com toda a segurança

Pode. Até 1997, era proibido para as futuras mães dirigir depois do quinto mês de gestação. Hoje, a legislação não prevê nenhuma restrição.

FUMAR ENQUANTO DIRIGE

Uma pessoa fuma enquanto dirige

Não pode. Não há restrição quanto a fumar no carro, mas sim em relação a dirigir com só uma das mãos. Segundo a lei, só se pode conduzir com apenas uma das mãos para “fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”. Ou seja, seria preciso fumar sem segurar o cigarro – o que parece um pouco impossível.

Legislação: CTB – Art. 252
Infração: média
Penalidade: multa

OUVIR MÚSICA NO FONE DE OUVIDO

Homem dirige enquanto escuta música pelo fone de ouvido

Não pode. O CTB tem um item específico proibindo expressamente dirigir com fones de ouvido, uma vez que isso pode fazer com que o motorista não ouça buzinas ou outros sons de alerta durante a condução.

Legislação: CTB – Art. 252; 624/2016 – Conselho Nacional de Trânsito (Contran)
Infração: média
Penalidade: multa

LEVAR ANIMAIS NO COLO

Cachorro na janela do carro

Não pode. Transportar animais no veículo é permitido, mas nunca no colo do motorista ou entre o colo e a porta, braços e pernas. Isso porque, como se pode imaginar, carregar um bicho dessa maneira atrapalha a direção.

Legislação: CTB – Art. 252
Infração: média
Penalidade: multa

USAR RASTREADOR NO CARRO OU MOTO

Deve! O rastreador veicular é uma ferramenta de busca extremamente eficiente que, além de inibir a ação de mal-intencionados, ajuda, e muito, a recuperar o bem quando algo de ruim acontece. Com o AUTOTRAC One você terá a melhor tecnologia de rastreamento veicular, 24 horas por dia, direto no seu celular ou tablet. Confira nossos produtos em: https://www.meuautotrac.com.br/

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade