Além de prestar atenção na condição das ruas, é importante lembrar que o carro precisa de cuidados especiais para evitar problemas.

Na chuva, tenha cuidados redobrados na pista e também com o carro

As chuvas de verão chegaram com tudo e estão deixando as pistas cada vez mais escorregadias e cheias de buracos, que muitas vezes passam despercebidos pelo motorista porque estão camuflados pela água. São nessas condições adversas que o condutor precisa redobrar a atenção no trânsito para evitar acidentes.

Visibilidade, aderência e velocidade são três fatores que acabam despercebidos quando estamos no plano seco, mas que fazem toda a diferença quando o carro está na pista molhada. Felizmente eles podem ser amenizados se o seu veículo estiver com a manutenção em dia, por isso, fique atento às seguintes dicas e evite sair na chuva sem antes conferir todos os itens.

Visibilidade

Em dias chuvosos os primeiros itens que devem ser checados são os que possibilitam melhorar a visibilidade durante a chuva. Todo motorista sabe que dirigir sem enxergar direito é impossível e, muitas vezes, dependendo da intensidade da chuva, é melhor parar o carro e esperar que ela diminua do que insistir em tentar adivinhar o que está na pista.

Para melhorar a visibilidade é imprescindível que os seus limpadores de para-brisa estejam funcionando perfeitamente, isto é, que não estejam com a borracha ressecada. Outro ponto que deve ser levado em consideração é se as lanternas do carro estão funcionando: setas, faróis e luz de freio devem estar revisados e regulados.

rastreador-carro-chuva

Aderência

Quem nunca passou pela sensação de sentir o carro flutuando no asfalto? Essa sensação é conhecida como aquaplanagem e está ligada diretamente às condições dos pneus do seu veículo. A aderência dos pneus na pista molhada tende a ser menor, por isso é preciso ficar de olho na profundidade dos sulcos do pneu: a profundidade mínima para que eles façam a drenagem correta da água é de 3 mm.

A calibragem, o balanceamento e o alinhamento do veículo são outros fatores que influenciam na maior aderência do pneu à pista. A correta medição possibilita que o carro tenha a superfície de contato ideal para evitar deslizamentos.

Velocidade x distância

Quando começa a chover, logo aparecem manchas brilhosas nas pistas, resultado da mistura entre água, óleo e sujeira acumulados no asfalto. Esses são os ingredientes perfeitos para uma derrapagem, não é mesmo? Reduzir a velocidade e aumentar a distância entre o veículo da frente é outro ponto muito importante para conduzir um carro na chuva. Afinal, com a pista molhada, a frenagem precisa ser mais controlada, pois o carro precisa de mais espaço para realizar esse procedimento.

O acompanhamento constante da manutenção do seu veículo ajuda a passar pelo período de chuvas com segurança para você e para o seu bolso. Por isso conte sempre com a Autotrac. Pelo Relatório One, você recebe informações como a quilometragem percorrida no mês, as velocidades atingidas e, assim, sabe exatamente quando o seu carro precisa ser revisado para mantê-lo mais seguro.

Leia mais:

Não consegue ligar o carro? Pode ser a hora de trocar as velas

Regulagem de farol: saiba como checar se o seu veículo está seguro

Cinco dicas para conservar os amortecedores e cuidar da segurança do carro

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade