Tecnologia de Rastreamento foi utilizada pela primeira vez para confirmar um gol de Copa do Mundo na copa do Brasil, dizendo se a bola ultrapassou a linha.
Rastreamento de bola na copa

Monitoramento e Copa Do Mundo: Qual a Ligação?

O Brasil sediou a última Copa do Mundo e, entre críticas e elogios, uma relevante inovação aconteceu no futebol. Agora, o que vincula rastreamento, monitoramento e Copa do Mundo?

Pela primeira vez nas 20 edições em 84 anos de Copas do Mundo de Futebol, um gol foi validado por causa da tecnologia. Na partida entre França e Honduras, pela primeira rodada do Grupo E, o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci entrou para a história, ao confirmar o que seria o segundo tento dos franceses, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

E foi um sofisticado sistema de monitoramento da bola que tornou possível esse avanço nas partidas de futebol.


Vamos entender como funciona o sistema. Quatorze câmeras de alta resolução são apontadas para cada gol dos estádios, sete em cada, na chamada Goal Control Technology (Tecnologia de Controle do Gol). Essas câmeras, em conjunto, fazem o monitoramento em três dimensões da área das traves. Sempre que a bola cruza completamente a linha de gol, as câmeras registram e um aviso é transmitido, fazendo vibrar um relógio usado pelo árbitro da partida, em um processo que leva menos de um segundo.

A inovação, a partir do monitoramento da bola, adquire ainda mais importância se considerarmos o aspecto conservador do International Football Association Board, IFAB, entidade vinculada à FIFA, e que é responsável por aprovar as mudanças. O IFAB é órgão centenário, criado antes da própria FIFA, e que regulamenta as regras do futebol. Além de aprovar as leis do esporte ao longo do tempo, a entidade também elabora regras complementares que se aplicam as partidas de futebol.

No fim de tudo, fica evidente que uma mãozinha no monitoramento dos jogos é sempre bem-vinda. Afinal, ninguém gostaria de ver sua seleção sendo injustiçada por uma avaliação equivocada. O monitoramento do curso da bola é um espetacular avanço nas regras do futebol, e uma concessão incomum. O fato de a atual tecnologia de monitoramento ser extremamente confiável permitiu essa inovação.

Se foi difícil tomar a decisão de usar tecnologia de monitoramento no futebol, a decisão de usar a tecnologia Autotrac para monitorar seu carro ou moto, com a linha Autotrac One e pessoas, equipamentos ou animais com a Autotrac Mini é muito fácil. Os rastreadores Autotrac tornam suas necessidades de monitoramento simples. Conheça nossos produtos para saber mais.

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade