Economizar nunca é demais. Pegue papel e caneta e anote as dicas para reduzir os custos quando for fazer uma viagem de carro.

Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, entenda como economizar.

A fórmula para economizar durante uma viagem de carro é composta por três elementos: dirigir de maneira correta, ter a manutenção do carro em dia e se planejar com antecedência para evitar gastos em cima da hora. Práticas simples como levar o lanche para evitar paradas e gastos desnecessários, e calibrar os pneus podem fazer a diferença no bolso na hora de fazer o balanço geral da viagem. Fique de olho nas dicas que separamos para você.

1. O que fazer antes de cair na estrada?

Para a viagem não se tornar uma dor de cabeça nos primeiros instantes, antes de cair na estrada, se planeje, defina quantos quilômetros você vai andar por período, onde serão as paradas, qual rota você vai fazer e, o mais importante, garanta que a revisão do seu carro esteja em dia. Colocar um carro sem manutenção na estrada é prejuízo na certa!

2. Existe um horário ideal?

O dia e a noite têm características muito diferentes durante uma viagem, principalmente em função da rotina das cidades. Por exemplo, existem horários em que é impossível fugir dos estressantes e caros engarrafamentos. Ficar muito tempo parado com o motor ligado aumenta o consumo de gasolina e encarece a viagem, por isso, quando for fazer o planejamento de horários e rotas, evite passar por entradas e saídas de cidades entre as 6h e as 8h e entre as 17h e as 19h. E lembre-se: na sexta-feira todo mundo quer pegar a estrada, então o volume de carros nas rodovias aumenta.

3. Rotas alternativas são uma opção?

As rotas alternativas são uma faca de dois gumes no quesito economia e segurança. Embora optar por estradas menos tradicionais faça com que você evite o pagamento de pedágio, em geral elas são mais esburacadas e desertas, o que prejudica a autonomia do veículo e diminua a sua segurança. Por isso, só pegue rotas alternativas se você conhecer muito bem a estrada, do contrário vale mais a pena pagar um pouco mais caro pela sua segurança e a da sua família.

4. Pode ligar o ar-condicionado?

Muita gente opta por andar com todas as janelas abertas para evitar ligar o ar-condicionado na estrada. É aí que mora o problema. Durante uma viagem, é comum andar a mais de 60 km/h e, nessa situação, os vidros abertos interferem na aerodinâmica do carro, aumentando a potência do motor e o consumo de combustível. Então, se fizer calor na estrada, não pense duas vezes, ligue o ar e feche as janelas sem medo de gastar mais.

restreador-carro-economia

5. Aerodinâmica e peso interferem mesmo?

A resposta é sim! Até a sujeira na lataria interfere na aerodinâmica do carro e aumenta a resistência do ar sobre ele, necessitando de mais potência, o que significa gastar mais gasolina. E quando o assunto é peso, a lógica é simples: quanto mais pesado o veículo, maior será a força que o motor tem que fazer para se movimentar. Então a dica de economia é lavar o carro antes de pegar a estrada e organizar a bagagem com cuidado para evitar excessos.

6. Tem como economizar gasolina?

O preço da gasolina varia muito nos diversos postos espalhados pelo Brasil, mas mais importante do que o preço é o custo/benefício do combustível. Uma gasolina batizada, isto é, com mais água ou etanol que o permitido, diminui a autonomia do veículo e ainda pode prejudicar o motor do carro. Por isso, para economizar combustível, focar qualidade e confiança é mais importante do que forcar preço.

7. Como a tecnologia pode me ajudar?

Com os rastreadores Autotrac, você traz mais segurança para sua viagem e evita incidentes que podem gerar um rombo no seu orçamento. Com o One Carro, além de ficar junto do seu veículo – mesmo que a distância – e acompanhar os deslocamentos dele em tempo real, 24 horas por dia, pelo tablet ou celular, você controla o consumo de combustível e viaja sem medo de ficar parado no meio da estrada. Ainda pode contar com os serviços de Pronta Resposta Nacional e de Apoio à Vítima de Crime, evitando que a viagem dos sonhos possa se tornar um pesadelo.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog e conheça a linha completa de rastreadores Autotrac para viajar tranquilo.

Leia mais:

Cinco cuidados indispensáveis para fazer uma viagem noturna

Juntos para pegar estrada em comboio

Juntos na hora de revisar o carro para a viagem: faça um checklist com a Autotrac!

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade