Viajar de carro é aproveitar a vista e fazer paradas estratégicas ao longo do caminho. Venha descobrir os melhores destinos no Brasil para essa aventura!

Conheça os melhores destinos para viajar de carro no Brasil

Depois da popularização dos preços das passagens aéreas, a família brasileira deixou o hábito de fazer grandes viagens de carro. No entanto, elas ganharam outra característica: agora são vistas como uma aventura nostálgica. A ideia é aproveitar a vista e fazer paradas estratégicas ao longo do caminho.

Para ajudar os motoristas ávidos por asfalto e belas paisagens, reunimos uma lista de seis rotas que aliam grandes cenários a boas estradas. No entanto, antes de pegar o volante, é sempre bom se lembrar de fazer uma boa revisão no carro.

Também é importante pensar na segurança do seu veículo e da sua família. Para isso, a Autotrac oferece a melhor tecnologia de rastreadores. Com o One Carro instalado, você tem cobertura nacional, e a Autotrac também oferece os serviços de Pronta Resposta e Auxílio à Vítima, caso algo aconteça.

Entrou em contato e instalou o seu One Carro? Então venha com a gente por estas estradas:

Estrada Real

Vamos começar com uma das mais antigas e, por isso mesmo, repleta de história: a Estrada Real, que pode ser iniciada em Paraty (Caminho Velho) ou no Rio de Janeiro (Caminho Novo) até chegar a Ouro Preto. Mas não para por aí, existem ainda o Caminho dos Diamantes, que vai até Diamantina, e o Caminho Sabarabuçu, que é um distrito da cidade mineira.

A parte mais interessante é que a estrada é toda sinalizada a cada dois quilômetros com mapas e informações históricas. Além disso, você pode curtir a natureza e a culinária da região. Cachoeiras, picos e cavernas estão em abundância. Pare nos restaurantes ao longo da estrada para apreciar queijos, vinhos e quitandas locais.

Estrada entre o Rio de Janeiro e Paraty

Além da tradicional rota mineira, existe outra tão histórica quanto e dentro do estado do Rio de Janeiro. Para chegar à tradicional cidade histórica do litoral, o ideal é pegar a Rio-Santos. Ela demora um pouco mais, mas a vista vai compensar.

Além disso, aproveitando que você está na chamada Costa Verde, dê um pulo em Angra dos Reis. O trecho é pequeno, basicamente 100 quilômetros, e o trajeto é todo à beira-mar. Tem como ter paisagem melhor que essa durante uma viagem?

Praias de Florianópolis

Mais um pouco ao sul temos as maravilhosas praias de Florianópolis. São inúmeras dentro de uma ilha e é possível conhecer uma por dia, cada qual com suas características. A praia da Joaquina, por exemplo, é conhecida por ser ótima para a prática de surfe.

A Barra da Lagoa é bem agitada e cheia de restaurantes que proporcionam uma bela experiência culinária. Canasvieiras também é lotada e com uma peculiaridade: as ondas não quebram nessa região, a sensação é de uma grande piscina. Confira também a praia dos Ingleses e a famosa Jurerê. Para aquele clima de tranquilidade, vá para Açores ou então pegue um barco para a Costa da Lagoa.

De Porto Alegre a Gramado

Ainda no Sul do país, é possível fazer uma rota que vai aproximar você do clima europeu. A estrada entre Porto Alegre e Gramado é encantadora. A beleza é tanta pela BR 116 e pela RS 235 que ela foi denominada de Rota Romântica.

Depois de Novo Hamburgo é possível ver cidadezinhas que parecem ter sido transportadas direto da Alemanha. Em Nova Petrópolis é possível visitar o Labirinto e almoçar antes de pegar a rota. Sem pressa, ela é a mais bonita e também a mais sinuosa, por isso é feita para ser apreciada, e não para correr.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

No Nordeste temos belos exemplos também. Essa rota, por exemplo, é perfeita para quem quer aliar aventura e segura à contemplação da natureza. Para chegar, é melhor sair de Barreirinhas ou de Santo Amaro do Maranhão. Mas no parque a saída é colocar seu carro em uma barcaça ou trocar por um 4×4 com snorkel. Use sempre veículos e condutores autorizados para que a viagem tenha mais segurança.

Estrada Parque da Serra do Conduru

A última dica é da Estrada Parque da Serra do Conduru, que vai de Ilhéus a Itacaré, na Bahia. São 65 quilômetros margeando o litoral, com acesso a parques, cachoeiras, praias e reservas. Mas quem vem de Salvador tem a opção de pegar um ferry boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e seguir viagem.

Anotou as dicas? Então entre em contato com a Autotrac e boa viagem!

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade