Se sua CNH está perto de vencer, é melhor renová-la. Mas, apesar dos boatos, não existe o perigo de perdê-la se a renovação não for feita.

CNH vencida. E agora?

Andou circulando pela rede um boato sobre a perda do direito de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no caso de não-renovação dentro do prazo de 30 dias após validade do documento. Teve gente ficando de cabelo em pé, mas os boatos foram desmentidos pelos órgãos oficiais.

Vamos dizer que deste boato você se livrou! Mas… não significa que esteja livre de das penalidades por dirigir com a CNH vencida.

Carteira vencida é sinônimo de prejuízo, sabia? Mas a legislação federal de trânsito até que é “boazinha”: permite que o condutor continue dirigindo por até 30 dias depois do vencimento da CNH, sem risco de ser penalizado.

Fique de olho! São somente 30 dias, o tempo de você renovar o documento com calma. Mas se você está lendo esse artigo é bem provável que o seu prazo já tenha se esgotado, certo? Recomendamos que você leia rapidinho este artigo e comece já o processo de regularização para evitar alguns transtornos bem chatos:

Infração gravíssima: isso significam 7 pontos na sua carta;
Multa no valor de R$293,47;
Medida administrativa com recolhimento da Carteira Nacional de habilitação e a retenção do veículo até a apresentação do condutor habilitado.

Lembre-se: não é preciso esperar o vencimento para regularizar a situação, a legislação brasileira permite que a renovação seja feita até 30 dias antes do vencimento. Em casos de viagens na data da renovação, a antecipação pode ser até de mais de um mês. Mas para isso é preciso apresentar uma documentação comprovando a ausência, por exemplo a passagem ou a reserva do hotel.

Veja as multas que podem fazer você perder sua CNH

imagem de cnh

Como renovar a CNH vencida?

Para renovar o documento, você deve fazer uma solicitação ao órgão de trânsito do seu estado, o mesmo que emitiu a habilitação anterior.

Uma pessoa habilitada sempre terá o direito de renovar a habilitação, independentemente do tempo de vencimento do documento. Isso significa que não existe um prazo limite para renovar a sua CNH. Então, se você ou alguém que você conhece tem uma CNH vencida por muito tempo, é possível fazer uma renovação a qualquer momento.

Procure o DETRAN da sua cidade. Pela internet, é possível ter informações que irão orientar sobre o procedimento exato que deve ser seguido.

Como não esquecer a data de renovação?

Com as preocupações do dia a dia, nem sempre é fácil lembrar tantas datas importantes, não é? Mas calma que nós temos a solução: que tal monitorar essa data junto com o monitoramento do seu carro em um aplicativo muito eficiente?

Os rastreadores da Autotrac, empresa líder no setor de rastreamento e monitoramento no Brasil, apresentam vantagens, além de permitir saber em tempo real onde o seu veículo está. Com a ajuda deles você também consegue criar um lembrete para avisar quando for a hora de renovar. Facilidade, né?

Gostou dessa vantagem? Acesse o site da Autotrac e descubra de que outras maneiras podemos ajudar você!

Leia mais:

Dúvidas frequentes e dicas: tudo sobre a renovação da CNH.

Seu filho acabou de tirar carteira de motorista? A Autotrac pode ajudar.

Semana Nacional de Trânsito: saiba como funciona a pontuação da CNH e conte com a Autotrac para não perder a renovação da sua carteira.

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade