A paixão dos brasileiros por carros antigos só cresce. Mais e mais pessoas compram, reformam e mantém modelos clássicos de automóveis não mais fabricados.
Carros Antigos Carros Clássicos

Carros Antigos – Uma Paixão Brasileira

Como diz um famoso comercial, o brasileiro é apaixonado por carros. E existe uma paixão específica, que vem crescendo e se espalhando pelo país, na forma de amantes de Fuscas, Opalas, Chevettes, Mavericks e tantos outros clássicos que não são mais fabricados há anos, ou por modelos antigos de lendas ainda em linha, como Mustang, Cadillacs, Camaros…

A paixão pelos carros antigos está na veia dos brasileiros e se mantém ainda mais viva nos clubes especializados. Estima-se que existam clubes de carros antigos em todos os estados do Brasil, e, em pelo menos vinte e uma unidades da federação, há associações registradas.

Analise se deve você usar a palavra antigo para caracterizar os objetos de adoração dos colecionadores, pois muitos não gostam dessa denominação, dizendo que eles são clássicos. Acredita-se que o número de aficionados por carros antigos (ou clássicos), gire em torno de 20 mil pessoas, os chamados antigomobilistas, que investem muito tempo e dinheiro na manutenção de suas jóias raras e não as vendem por dinheiro algum.

Além de disseminar a paixão pelos carros antigos, várias associações desenvolvem e apoiam projetos sociais, educativos e culturais, trocam  e vendem peças, assim como oferecem cursos profissionalizantes de mecânica especializada para as relíquias. Afinal, muitos dos futuros mecânicos, nascidos em tempos de injeção eletrônica, desconhecem o que possa ser um carburador…

O presidente da Autotrac, Nelson Piquet, é um desses apaixonados, dono que é de algumas relíquias mantidas com muito carinho e cuidado.

Essa tendência não se restringe ao Brasil. Clubes de carros antigos existem no mundo inteiro, sobretudo nos Estados Unidos, onde ainda se produzem peças até para modelos dos anos 1950, tão grande que é a procura.

Muitos são os eventos que fazem parte até do calendário oficial de vários estados ou país. Veja abaixo alguns eventos do segmento previstos ainda para 2014:

Outubro 2014

De 10/10 a 12/10
XXII Encontro Capixaba de Autos Antigos
Shopping Boulevard, Vila Velha, Espírito Santo

Novembro 2014

De 19/11 a 23/11
1000 Millas Sport – Argentina 2014
Hotel Llao Llao Bariloche, Patagônia, Argentina

De 21/11 a 23/11
7º Encontro Estadual de Veiculos Antigos de Santa Maria
Centro de Eventos, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Se você sabe de algum outro evento, divulgue-o na área de comentários (abaixo) ou em nossa página no Facebook.

E se você é apaixonado pelo seu carro, instale um Autotrac One Carro e saiba tudo que acontece com ele, a cada instante. O seu carro quer falar com você! Clique para saber mais.

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade