No episódio de hoje, o piloto Alex Barros vai apresentar a diferença entre duas motos de competição campeãs, confira!

Autotrac Conversando com Quem Entende: motos de competição.

No episódio de hoje da série Autotrac Conversando com Quem Entende, o piloto Alex Barros traz mais duas motos para nos mostrar a diferença entre elas, mas desta vez são duas motos de competição utilizadas nas pistas do SuperBike. No vídeo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre as motos Honda CBR 250 R e CBR 500 R, que subiram ao pódio com os garotos da equipe Alex Barros Racing.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=L37A9BZQxxE&]

Como o piloto Alex Barros explicou no vídeo, a principal diferença entre as motos são os pneus adaptados para cada modalidade e o motor, a Honda CBR 250 R é monocilíndrica e a Honda CBR 500 R é bicilíndrica. Mas você sabe o que isso significa? Não se preocupe, a gente explica para você.

O que é cilindrada?

A cilindrada é muitas vezes um fator determinante na hora de escolher uma moto, principalmente porque muita gente confunde cilindrada com potência. Mas elas são coisas diferentes, a potência depende da quantidade de cavalos. Já a cilindrada está relacionada à capacidade dos cilindros.

No motor da moto existe um pistão, que atua através da biela para transferir a energia resultante da queima da mistura ar/combustível para o sistema de transmissão.

Para o pistão se movimentar, é preciso que ele esteja envolvido em um cilindro, que lhe permite executar o movimento para cima e para baixo. A cilindrada é justamente o volume suportado por esse cilindro que envolve o pistão, possibilitando a ele maior capacidade de movimento.

Motor monocilíndrico

O motor monocilíndrico é aquele que tem apenas um pistão, isso faz com que ele gere mais torque (a força que a moto tem para a saída e a retomada de velocidade) em baixos giros, tornando a moto ideal para superobstáculos na cidade, como enfrentar ladeiras, andar e parar com frequência.

Motor bicilíndrico

O motor bicilíndrico, como o nome diz, tem dois cilindros, que podem ser paralelos ou dispostos em V, L ou até Y. Esse motor gira bem mais que o com um único cilindro e é capaz de oferecer uma velocidade mais constante, sem perder rotações em pequenas e médias inclinações. Isso faz com que essas máquinas sejam boas companheiras de viagem.

Gostou do episódio de hoje? Então continue acompanhando a série Autotrac Conversando com Quem Entende. E lembre-se: para ter mais tranquilidade e segurança, conte com a Autotrac, o rastreador oficial da equipe Alex Barros Racing. Conheça a linha completa e adquira já o seu.

Leia mais:

Autotrac Conversando com Quem Entende: moto tradicional x moto de corrida

Conversando com Quem Entende: a facilidade de adquirir um Autotrac One Moto

Conversando com Quem Entende: fique junto do seu filho recém-habilitado e da moto dele com um rastreador Autotrac

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade