No Brasil, o período mais chuvoso do ano começa em dezembro. Com a virada do tempo, é importante ter mais cuidado no trânsito, principalmente quando se anda de moto. Pensando nisso, a Autotrac separou algumas dicas para você aproveitar o fim de ano ao máximo e com toda a segurança junto à sua paixão de […]

Moto e chuva? Só se a segurança estiver junto!

No Brasil, o período mais chuvoso do ano começa em dezembro. Com a virada do tempo, é importante ter mais cuidado no trânsito, principalmente quando se anda de moto. Pensando nisso, a Autotrac separou algumas dicas para você aproveitar o fim de ano ao máximo e com toda a segurança junto à sua paixão de duas rodas.

Quando a época de maior precipitação chega, não existe muito o que fazer. Mesmo evitando pilotar com mau tempo, neste período do ano, mais cedo ou mais tarde, todo motociclista acaba por ter de encarar a chuva e os ventos fortes.

Nesse momento, é bom pensar que enfrentar as más condições climáticas faz parte de um processo de aprendizagem que vai permitir desenvolver novas habilidades e competências. Mas nada se compara a poder contar com o apoio do rastreador para moto da Autotrac. Com o One Moto, que é resistente à água, é possível garantir a sua segurança e a da sua máquina!

rastreador-one-moto-chuva

Roupas e acessórios

Na hora de encarar o tempo chuvoso, alguns acessórios se tornam mais que grandes amigos do motociclista. Se existe um momento em que os pilotos concordam, é na hora escolher o capacete: deve ser fechado e cobrir todo o rosto. Sem a proteção facial, as gotas de chuva e o vento forte podem ser tão cruéis quanto um enxame de abelhas.

O conforto é importante e a proteção, mais ainda. Por isso, outros itens podem ser muito úteis, como o fator térmico, a balaclava, as luvas e as botas com solado de borracha. Sem falar nas capas impermeáveis, que existem em modelos e estilos para todos os gostos.

O que não sai nunca de moda são as cores e os itens reflexivos, que também são importantes para o próximo tópico a ser apresentado aqui.

Visibilidade da moto

Quando as condições climáticas não são as melhores, os motociclistas devem redobrar a atenção não só para a sua própria condução, mas também para que sejam vistos pelos outros motoristas.

Andar no centro da faixa de rolagem, evitando os corredores, por exemplo, é uma forma de ser mais percebido. Outra medida importante e que deve ser adotada é andar com os faróis da moto sempre ligados, para compensar a cortina de água formada pela chuva e ser notado.

Tração e segurança

A água da chuva faz com que o asfalto fique mais sujo. Com isso, os pneus da moto podem perder parte da aderência. Os segredos para garantir a segurança e se precaver contra isso são dois: reduzir a velocidade e ter muito cuidado com as manobras. Também é bom manter o corpo relaxado e evitar usar os freios de forma brusca, dando preferência a frenagens progressivas e suaves.

Para se proteger dos ventos laterais, principalmente em motos mais leves, a indicação é se inclinar ligeiramente na direção contrária, para se manter equilibrado. Mas é necessário não se descuidar e ficar atento, retornando à posição normal caso os ventos parem subitamente.

Outro fator que deve ser respeitado é a distância dos outros veículos. Se já é aconselhável manter um bom espaço deles normalmente, durante as chuvas, para uma condução segura, é aconselhável aumentar ainda mais esse distanciamento.

Mas, se quiser proteção e tranquilidade para você e sua máquina de duas rodas, faça chuva ou faça sol, o melhor mesmo é contar com a ajuda de um rastreador para moto Autotrac! Com o One Moto, você pode monitorar o seu xodó mesmo que a distância, 24 horas por dia, usando o celular ou o tablet. Além disso, você é alertado em casos de movimentos indevidos e conta com serviços exclusivos, como os de Pronta Resposta Nacional e de Apoio à Vítima de Crime.

Ficou interessado? Conheça a linha completa de rastreadores da Autotrac, saiba mais sobre One Moto e garanta já o seu!

Leia também:

Cuide da sua moto com as dicas da Autotrac

Itens de segurança: roupas especiais para motociclistas são mais do que acessórios que protegem do frio

Os perigos da aquaplanagem

Já está indo? [Compreagora10%]