Você tem medo de dirigir? Então venha conferir algumas dicas que separamos para te ajudar a ter mais segurança no volante.

Saiba com a Autotrac como perder o medo de dirigir

Tirar a carteira, muitas vezes, não é garantia de pegar o volante. Muitos motoristas recém-habilitados temem até dar a partida no veículo, por uma série de motivos. A explicação mais comum é a ligação entre o ato de dirigir e a ansiedade que ele gera no motorista inexperiente.

Aliado a isso, o medo de dirigir pode estar associado a sentimentos de raiva ou vergonha. Pode estar também relacionado a traumas passados ou simplesmente ao fato de as cidades estarem cada vez mais cheias, com mais carros nas ruas e, por vezes, com motoristas mais impacientes. E é justamente por esses motivos que o início do processo da conquista das ruas deve passar pelo psicólogo. Ele é o profissional mais apto para ajudar a superar a fobia de modo mais completo e profundo.

Além da terapia, é importante que você também pratique. Logicamente, se você ainda não está totalmente seguro para guiar um carro, não vai se sentir confortável para cruzar a cidade na hora do rush. Por isso, a dica é começar fazendo o que for possível.

Primeiro, tire o carro da garagem algumas vezes, depois vá até a esquina, dê a volta no quarteirão e vá crescendo de forma alinhada ao que consegue fazer sem medo. Aproveite também os fins de semana e feriados, quando há menos carros nas ruas, ou então um horário do dia menos movimentado.

Mantenha a calma e relaxe. Aproveite os exercícios de prática e coloque músicas relaxantes. Faça uma meditação antes de pegar a chave. Entrar em um estado de espírito adequado faz você se sentir melhor, mais empoderado.

Faça outro curso de direção. Se as aulas obrigatórias foram o suficiente para que você pudesse tirar a sua CNH, para o cotidiano de dirigir, isso pode ser um pouco diferente. Não tenha medo de pegar mais algumas lições. Procure ajuda profissional. Em algumas cidades já existem Centros de Formação de Condutores (CFCs) especializados em atender quem tem fobia, com instrutores mais preparados para o ensino.

Quando já estiver dirigindo com mais confiança, existe uma solução tecnológica que pode ajudá-lo a ficar mais calmo também com relação à proteção do seu veículo. O rastreador One Carro, da Autotrac, tem a melhor tecnologia do país para que você possa acompanhar pelo celular a todo momento onde seu veículo está.

Também é possível receber alertas se houver algum movimento indevido no carro. Além disso, a Autotrac oferece os serviços de Pronta Resposta e Auxílio à Vítima de Crime, caso algo aconteça.

Pegou as dicas? Então boa sorte nessa nova jornada que se inicia em sua vida. Você verá que, com a CNH e a coragem de dirigir, conseguirá ser muito mais autônomo e independente.

Já está indo? [Compreagora10%]