Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é celebrada de 19 a 25 de outubro, vale lembrar que as tecnologias de rastreamento têm se difundido com rapidez, trazendo inúmeros benefícios para a população. Elas são úteis em diversos segmentos, como veículos, objetos pessoais e práticas esportivas, com a finalidade de localização e acompanhamento de […]

SNCT: quando o assunto é tecnologia de rastreamento, a Autotrac é pioneira e líder de mercado no Brasil!

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é celebrada de 19 a 25 de outubro, vale lembrar que as tecnologias de rastreamento têm se difundido com rapidez, trazendo inúmeros benefícios para a população. Elas são úteis em diversos segmentos, como veículos, objetos pessoais e práticas esportivas, com a finalidade de localização e acompanhamento de maneira ágil e precisa. Além de ser líder de mercado, a Autotrac se orgulha de ser pioneira nesse processo de evolução no Brasil.

Atualmente, uma das principais aplicações das tecnologias de rastreamento está relacionada ao Sistema de Posicionamento Global (GPS, sigla em inglês). Por meio dele, é possível obter informações com relação à posição, à velocidade e à direção de deslocamento de veículos, de objetos e até mesmo de pessoas.

O GPS é de grande uso nas atividades de aviação em geral, comercial e navegação marítima. Por ter um relógio altamente preciso, cientistas fazem uso desse sistema para desenvolver pesquisas que exijam exatidão de microssegundos. Equipamentos desse tipo também são usados em trabalhos de prospecção e exploração em áreas florestais por geólogos, arqueólogos, bombeiros e guardas, entre outros.

No dia a dia, esse sistema também tem se popularizado em atividades que envolvem, por exemplo, ciclismo, balonismo, competições de rali, veículos particulares e ecoturismo. Na área de transportes, inicialmente, os sistemas de rastreamento tinham como objetivo o monitoramento de veículos, a fim de encontrar as melhores estratégias para a chegada com segurança aos destinos. Com a evolução tecnológica, esses sistemas também passaram a ser usados para garantir a eficiência e a agilidade dos deslocamentos.

Atualmente, o rastreamento de veículos se baseia em duas tecnologias. A primeira é a GPRS, na qual a posição é obtida por meio de satélites GPS, mas a transmissão dela, juntamente com os demais dados do veículo, é feita com a utilização de redes de telefonia celular. Na segunda, a Satelital, a posição do veículo continua sendo obtida com o uso dos satélites GPS, mas a transmissão dos dados também é realizada via satélite.

rastreadores_tecnologia_antenas

No Brasil, a Autotrac participou do processo de desenvolvimento e implementação desse tipo de sistema, se tornando pioneira. Com a oferta da melhor tecnologia e serviço ao mercado, a empresa também se tornou líder no país no segmento de monitoramento e rastreamento de veículos.

O sistema da Autotrac é composto de duas partes: o rastreador, que é instalado no veículo ou no objeto a ser acompanhado, e um aplicativo para smartphones e tablets, para acesso móvel imediato. O rastreador é o equipamento que identifica a localização através do GPS, armazena e transmite as posições para o aplicativo e também pode ser acessado pelo computador, via internet.

Hoje, a Autotrac atende pessoas físicas, oferecendo serviços mais individuais, e empresas, permitindo o monitoramento de frotas compostas, por exemplo, por motos, caminhões, furgões, veículos de manutenção e food trucks.

Para as pessoas físicas, os rastreadores Autotrac têm como principal função a segurança para o usuário, a sua família e os seus veículos (carro, moto ou lancha), mas, como já foi demonstrado, a tecnologia de rastreamento possibilita muito mais que isso. Por meio de um conjunto de posições gerado por um dispositivo GPS, formando um rastro por onde ele passou, são feitos rastreamentos que possibilitam até mesmo a elaboração de históricos e mapas com rotas.

Entre alguns benefícios que a Autotrac oferece, estão, por exemplo, a possibilidade de recuperação nos casos de furto ou roubo de veículos. Na hora de fazer ou renovar o seguro do seu carro ou da sua moto, sendo cliente da empresa, você tem direito a desconto por ter o rastreador instalado.

O Supervisor One, que é o aplicativo de controle dos rastreadores Autotrac, emite relatórios que ajudam na economia de combustível e também lembra quando você precisa renovar sua carteira de motorista. Com a função de alerta de limite de velocidade, ele também ajuda a não tomar multas e a saber como o filho que tirou carteira recentemente tem dirigido.

Para aqueles que têm pequenos que usam transporte escolar, existe também o rastreador pessoal portátil. Com ele, é possível monitorar a velocidade de deslocamento e os lugares por onde a van ou o ônibus passou, e ser informado quando o seu filho chegar a casa e à escola ou sair desses lugares.

Saiba mais sobre os rastreadores Autotrac e os seus usos e garanta já o seu!

Leia também:

É apaixonado por duas rodas e pratica motocross? O rastreador para moto Autotrac pode ser perfeito para você!

Rastreador GPS Autotrac Mini: chega de angústia com bagagens extraviadas

Autotrac One: saiba se estão cuidando direitinho do seu barco ou lancha

Já está indo? [Compreagora10%]