Muita gente acha que, para ter um carro ou uma moto, basta colocar gasolina e sair guiando por aí. Mas o cuidado com a manutenção é fundamental para prolongar a vida útil do veículo e não ter surpresas que podem pesar mais no bolso. Uma das coisas que devem ser observadas é a calibragem dos […]

Saiba a importância de calibrar pneus, cuide do seu veículo e economize combustível com a ajuda da Autotrac

Muita gente acha que, para ter um carro ou uma moto, basta colocar gasolina e sair guiando por aí. Mas o cuidado com a manutenção é fundamental para prolongar a vida útil do veículo e não ter surpresas que podem pesar mais no bolso. Uma das coisas que devem ser observadas é a calibragem dos pneus. Saiba a importância de mantê-la em dia, evitando riscos à segurança e dores de cabeça, e economize combustível com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac.

Você sabia que um conjunto de pneus bem calibrados garante mais segurança na hora de dirigir, diminui o risco de furos e reduz o consumo de combustível? Pois é! Quem determina a calibragem ideal dos pneus de um veículo é a montadora, de acordo com testes feitos durante a homologação deles.

Assim como para nós, humanos, a pressão também é importante para os pneus. Quando está baixa, isto é, quando falta ar dentro do pneu, a área de contato com o solo é alterada, e isso provoca um desgaste acelerado e irregular dos extremos da banda de rodagem. Outras consequências são o superaquecimento, as quebras e as separações dos componentes da estrutura do pneu.

O excesso de pressão também altera a área de contato com o solo, gerando desgaste acelerado, desta vez, na região central. Um pneu com alta pressão fica enfraquecido, mais suscetível a cortes e impactos, além de prejudicar o conforto ao dirigir, pois a pressão é superior àquela para a qual ele foi projetado.

A orientação de grande parte dos fabricantes é calibrar os pneus a cada 15 dias, sempre quando estiverem frios. Ou seja, pela manhã e tendo rodado no máximo três quilômetros. Em alguns carros, a tabela com a calibragem ideal está fixada na porta do motorista ou, assim como em algumas motos, próximo à tampa do tanque de combustível. Se não estiver em nenhum desses locais, a pressão adequada também costuma ser encontrada no manual do automóvel.

rastreador_carro_pneus

Outra forma de zelar pela segurança do seu automóvel e economizar combustível é com a ajuda dos rastreadores One Carro ou Moto. Com o Supervisor One, o aplicativo dos dispositivos da Autotrac, além de monitorar o seu veículo 24 horas por dia, você pode manter um histórico dos abastecimentos e ter o controle do consumo.

Adquira já o seu rastreador Autotrac One e trate o seu bolso com carinho, além de cuidar do patrimônio!

rastreador_carro_pneus_infografico

Leia também:

Dicas para economizar combustível

Melhore o desempenho do seu veículo com o Relatório One

2 comentários sobre “Saiba a importância de calibrar pneus, cuide do seu veículo e economize combustível com a ajuda da Autotrac

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade