Baixa visibilidade, sujeira e outros fatores podem render multas e pontos na carteira. Tire todas as suas dúvidas com nosso infográfico.

Placa desbotada pode dar multa? Tire essa e outras dúvidas agora!

A placa do seu carro é a responsável pela identificação inicial de seu veículo, e as más condições dela podem gerar multa e muita dor de cabeça. Siga as dicas da Autotrac para não ser pego de surpresa com as irregularidades relacionadas à placa.

Letra apagada, adesivos, amassados ou lacre rompido, nada passa despercebido aos olhos da lei. Segundo o Artigo no 221 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e os modelos estabelecidos pelo Contran gera infração média e multa, além de possível retenção do veículo para regularização e apreensão das placas.

Algumas medidas podem evitar multas e a apreensão do seu veículo, como fazer a vistoria diária das placas do seu carro e, em caso de anormalidade, fazer a troca ou a pintura delas.

infografico-placa-desbotada

Lembrando! Caso seu veículo seja novo e ainda não tenha placa, ele pode circular por 15 dias sem a identificação, contando a partir da data da nota fiscal do carro. Porém, segundo o que manda a lei, o veículo pode transitar apenas com destino ao órgão de trânsito em horário de expediente. Caso seja pego rodando à noite ou em fins de semana e feriados, o motorista pode ter o veículo apreendido. Não se esqueça de sempre portar a nota fiscal de compra.

Conte sempre com a Autotrac para manter a segurança do seu veículo. Com o Autotrac One, você pode ter controle total sobre seu veículo, como saber velocidades atingidas, deslocamentos não autorizados e circulação fora da área delimitada. Você tem assistência 24 horas por dia, o que dá mais segurança para seu veículo.

Leia mais:

Não consegue ligar o carro? Pode ser a hora de trocar a vela

Há quanto tempo você não confere a água do radiador?

Você sabia que som alto no carro pode causar multa?

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade