Com o aumento dos preços, a saída mais econômica passa a ser um seminovo. Confira as nossas dicas para você se atentar ao comprar um carro usado.

O que você precisa saber antes de comprar um carro usado

O que você precisa saber antes de comprar um carro usado

⏳ Tempo de leitura: aproximadamente 10 minutos

 

Você sabe identificar se um veículo seminovo está em boas condições de uso? Sabe quais são os modelos que exigem negociações mais trabalhosas? Podemos dizer que essa não é mesmo uma tarefa fácil, uma vez que é impossível prever se o carro vai quebrar ou não, ou se atenderá suas expectativas em longo prazo.

Mas mesmo que você não tenha acesso ao histórico do veículo, a AUTOTRAC pode ajudar a observar muitas coisas na hora da aquisição de um usado que vão reduzir o risco de surpresas desagradáveis. 

Antes, saiba que a AUTOTRAC proporciona segurança de verdade para os seus clientes com a melhor tecnologia de rastreamento. Continue a leitura e confira algumas dicas para comprar seu seminovo.

Dicas para quando você for comprar um carro usado

Uma das primeiras coisas a fazer é pesquisar preços, modelos e marcas, além, é claro, de consultar amigos e familiares. Afinal, eles são uma grande fonte de confiança na hora de comprar um veículo usado. Isso porque você terá uma noção do histórico do veículo e do quão cuidadoso é o dono – e é muito mais fácil acreditar neles do que em uma pessoa que nunca viu na vida.

Porém, se não tiver nenhum conhecido que queria vender o carro, pesquise bastante, inclusive em outras cidades. Às vezes vale a pena viajar um pouquinho para comprar o automóvel em um município vizinho. A internet também é uma boa aliada nesses casos. E você ainda pode consultar a tabela Fipe para ter uma noção do valor da marca e do modelo que deseja.

É sempre bom testar o veículo antes de comprá-lo. Por isso, ao fazer o test drive, recomendamos primeiramente verificar a partida do motor. Depois, cheque se o câmbio funciona bem, se a suspensão está em ordem, se as rodas estão alinhadas e se os freios são eficientes. Para fazer um teste mais acurado, o ideal é alugar um carro do mesmo modelo.

Você já deve ter ouvido falar por aí que alguns modelos são difíceis de serem vendidos, o que não deixa de ser verdade. Geralmente, carros com cores extravagantes não saem das lojas, bem como os fabricados no exterior e os que já saíram de linha. Portanto, se for adquirir algum desses modelos, peça bons descontos.

Fique por dentro de outras dicas fundamentais

Além dessas dicas, é sempre bom conferir se o veículo não sofreu nenhuma colisão grave, se não foi danificado por enchente ou se não é roubado. Isso mesmo, roubado! Para isso, basta consultar o Detran, a Secretaria da Fazenda de seu estado e a Prefeitura de sua cidade para saber se existe alguma pendência jurídica ou tributária.

Com uma vistoria, também é possível conferir a legalidade do chassi e do motor. Por isso, peça os documentos para o vendedor – e tenha atenção à validade deles. Uma dica valiosa é ir ver o veículo de dia e, se possível, com a companhia de seu mecânico de confiança.

Para saber se foram feitas as últimas revisões, procure pelo manual do proprietário. Fique de olho nos itens obrigatórios, como estepe, macaco, chave de roda e triângulo. Não se esqueça da chave reserva.

Com relação ao crédito certo, especialistas indicam que os compradores economizem para dar a maior entrada possível no financiamento. Assim, o gasto com juros será menor.

Prestou atenção em tudo isso? Então agora que já está com tudo encaminhado para comprar seu carro, lembre-se de adquirir um rastreador eficiente para proteger o patrimônio recém-adquirido. 

Com o AUTOTRAC One Carro, por exemplo, é possível saber onde o seu veículo está a todo momento, direto do celular. Caso haja algum movimento indevido, um alerta será enviado para você na mesma hora. Além disso, serviços como o de Pronta Resposta Nacional estão sempre à disposição para ajudar.

Seja um cliente AUTOTRAC! Entre em contato conosco e fique por dentro dos serviços exclusivos.

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade