Lombadas ou quebra-molas podem causar sérios problemas no seu veículo quando não ultrapassadas corretamente. Qual é a melhor maneira de passar por elas?

Como passar com seu veículo por um quebra-molas?

O quebra-molas é um dos obstáculos mais comuns nas ruas dos centros urbanos brasileiros. Ele é uma importante ferramenta para reduzir a velocidade dos carros no trânsito, principalmente se a via for ponto de grande fluxo de pessoas, garantindo assim o tráfego seguro dos pedestres.

Mas você já parou para se perguntar se existe uma maneira correta de passar com o veículo pelas lombadas? Normalmente apenas reduzimos a velocidade do carro, mas é comum vermos muitas pessoas posicionar o automóvel na diagonal para transpor esses redutores de velocidade. E aí, será que essa é a forma mais indicada?

A resposta é não. Ao passar o quebra-molas com uma roda antes da outra, você força demais a estrutura do carro e aumenta o movimento de tração da carroceria.

Você pode reclamar que, apesar de a legislação de trânsito prever regras para a construção das lombadas, que não devem passar dos 10 cm de altura, muitos redutores de velocidade são altos demais, e por isso existe a necessidade de passar na diagonal. Tudo bem fazer isso nesses casos, às vezes, mas veja só o que pode acontecer com o seu carro se você insistir nessa ideia:

– Perder o alinhamento, ficar torto e até mesmo romper a solda da carroceria.
– Danificar seriamente a suspensão, o escapamento e os batentes do amortecedor.
– Quebrar as molas da suspensão dianteira.
“O que devo fazer, então?” você deve estar se perguntando. A melhor maneira de passar pelo quebra-molas é reduzir gradualmente a velocidade do carro e manter as rodas alinhadas. O ideal é entrar na lombada com uma velocidade de mais ou menos 30 km/h e começar a acelerar suavemente em seguida, quando as rodas dianteiras tiverem ultrapassado o obstáculo. Cuidado para não frear muito em cima e sair raspando o escapamento, o cárter do motor, a caixa de marchas.

Agora que você já sabe que não é uma boa ideia passar com seu carro na diagonal pelas lombadas, que tal pensar na proteção do seu automóvel? Com o Autotrac One Carro, você tem a melhor tecnologia para rastrear o seu veículo 24 horas por dia, direto no seu celular, tablet ou computador. O rastreador emite alertas de movimentos indevidos e também gera relatórios que ajudam a economiza em combustível e manutenção.

Conheça a tecnologia de rastreamento da Autotrac e acompanhe o que você valoriza.

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade