O ponto cego pode ser perigoso no trânsito. Quem nunca foi mudar de faixa e viu surgir do nada uma moto? Confira nossas dicas para diminuir esse problema.

Como evitar o ponto cego do carro

O ponto cego pode ser perigoso no trânsito

Sabe aquele momento em que está dirigindo tranquilamente e, quando resolve passar de uma faixa para outra, leva um susto ao ver que um veículo surgiu “do nada”? Esse é o famoso ponto cego. Você pode até achar que o automóvel simplesmente apareceu de repente, mas ele sempre esteve ali, só não conseguiu enxergá-lo.

Quer saber como se proteger de forma adequada? Continue lendo e saiba o por que isso ocorre e como evitar essa situação, que pode causar muitos acidentes durante ultrapassagens e conversões.

Alerta de ponto cego ⚠

O ponto cego, assim, é o termo usado para se referir à falta de visibilidade externa do condutor. Em se tratando dos carros, as duas colunas frontais (que sustentam o teto do automóvel), as duas laterais e as duas traseiras, bem como o mau posicionamento dos retrovisores, tanto internos quanto externos, são responsáveis por criar esses pontos.

Nas motos, ele é provocado pelo capacete, uma vez que ele limita a visão periférica do motociclista. Já no caso dos carros grandes, como caminhões e ônibus, isso ocorre por conta da posição elevada de dirigir.

Muitos acidentes são causados pelo ponto cego. Normalmente são as motos que somem com facilidade dos retrovisores; por terem um tamanho menor, aparecem por menos tempo nos espelhos, e isso diminui a reação do motorista.

Infelizmente, não é possível eliminar totalmente o ponto cego, ele sempre vai existir. Mas, como a AUTOTRAC entende tudo de carro e segurança e tem produtos para ajudar você no monitoramento do seu veículo, vamos dar algumas dicas para minimizar esse problema.

Dicas de como evitar o ponto cego do carro

Ajuste bem o banco do motorista 

Antes de dirigir, você deve ajustar o banco de maneira que seus pés cheguem até o fundo do pedal, os punhos alcancem a parte superior do volante, ficando semiflexionados, e as costas estejam bem apoiadas no banco.

Posicione bem os retrovisores 

O mal posicionamento dos retrovisores é uma das principais razões para o ponto cego ocorrer, por isso, é importante saber regulá-los. Antes de tudo, alinhe os externos, a posição ideal é mantê-los em ângulos mais abertos, para mostrarem mais a via e menos o seu carro. E tenha cuidado com o central interno, ele deve refletir bem todo o vidro de trás e lhe proporcionar boa visibilidade do que está atrás do seu veículo.

Atenção ao mudar de faixa

Lembre-se de que uma parte do carro está fora do seu campo de visão. Sinalize sua intenção com antecedência e realize a manobra quando estiver seguro de que não há nenhum veículo no qual possa bater.

Redobre os cuidados com as motos

Normalmente são as motos que somem com facilidade dos retrovisores; por terem um tamanho menor, aparecem por menos tempo nos espelhos, e isso diminui a reação do motorista. Com isso, redobre a atenção para identificar motos ultrapassando seu carro.

Veículos de carga

Veículos que são mais modernos contam o auxílio da tecnologia para que a direção seja mais segura. É o caso de retrovisores panorâmicos, que deixam o entorno do veículo mais visível. O uso de soluções como os serviços AUTOTRAC também pode oferecer ainda mais recursos para o caminhoneiros.

A AUTOTRAC ajuda você ficar sempre de olho no seu carro

Com os produtos AUTOTRAC, dá para monitorar pelo celular, tablet ou computador onde o seu veículo está, por onde ele andou e em qual velocidade, além de receber instantaneamente um alerta caso tenha sido realizado um deslocamento não autorizado. Você também tem acesso a relatórios que ajudam a economizar combustível e fazer as devidas manutenções. É muito mais segurança e praticidade para você.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e seja um cliente AUTOTRAC.

 

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade