A compra de um carro antigo é muito comparada por colecionadores à compra de uma obra de arte. Não que os carros antigos possam ser considerados investimentos, mas ambos os bens têm especificidades no processo de compra e venda e podem se valorizar e render lucros para os seus proprietários. Fora o valor sentimental, que […]
Carros antigos

Colecionadores de Carros – Pesquisa do modelo e de preço

A compra de um carro antigo é muito comparada por colecionadores à compra de uma obra de arte. Não que os carros antigos possam ser considerados investimentos, mas ambos os bens têm especificidades no processo de compra e venda e podem se valorizar e render lucros para os seus proprietários. Fora o valor sentimental, que é grande!

Os carros antigos são normalmente comprados de três formas: por meio de vendas diretas, em leilões ou por importação. O primeiro passo para a compra é a pesquisa do modelo do carro. Escolhido o modelo, o segundo passo é pesquisar o valor de mercado. Os valores podem partir de 2 mil reais, por um carro já desgastado, mas o céu é o limite. É importante consultar colecionadores mais experientes, ir a exposições e eventos, ler publicações especializadas e frequentar leilões para adquirir um conhecimento mais aprofundado.

Colecionadores de carros antigos: pesquisa do modelo e de preço

De fato, os preços são privativos, o que torna esses veículos privilégio de poucos, mesmo várias décadas após a fabricação. Para quem está começando, a melhor opção seria um carro nacional, como um Opala, que tem um bom preço e pode ser vendido facilmente. Outra boa dica é que o carro não deve ser comprado se for necessário restaurá-lo, a não ser que esse seja mesmo o seu objetivo. Se não for, vale a pena segurar a emoção e pesquisar um pouquinho mais!

Nos leilões, a orientação dos especialistas é saber, antes de participar, qual é o modelo desejado e não se encantar por outros modelos ofertados. Em primeiro lugar, é preciso saber o que você quer comprar, e não o que está sendo vendido. Em segundo lugar, deve-se estipular um valor limite antes de o leilão começar. Outra boa recomendação é que o comprador examine, antes do evento, o carro que será leiloado.

Cada leilão tem regras próprias. Alguns exigem que o interessado se inscreva previamente, apresente alguns documentos e até mesmo garantias bancárias para participar. Já outros, que apresentam lotes (como são chamados os carros leiloados) de valor menos significativo, permitem que o interessado se inscreva pessoalmente, na hora do leilão.

Após o término do leilão, o comprador que deu o lance vencedor se reúne com o proprietário do carro e define, ali mesmo, os pormenores da venda. Decidem a forma de pagamento e assinam o compromisso de compra e venda.

Depois de tanta pesquisa e dedicação para escolher o carro ideal, você sabe que pode contar com a Autotrac para ajudar na segurança do seu novo companheiro, certo?

Gostou das dicas? Então fique sempre de olho no nosso blog!

2 comentários sobre “Colecionadores de Carros – Pesquisa do modelo e de preço

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade