Todas as pessoas que dirigem regularmente já passaram pela situação de “estar flutuando” no asfalto molhado. Isso se chama aquaplanagem. A sensação de perda de controle é real, pois o veículo fica, por alguns segundos, sem contato com o chão enquanto desliza sobre a água. Sempre confira a pressão dos pneus: se a calibragem dos […]
Cuidado com a aquaplanagem

Os perigos da aquaplanagem

Todas as pessoas que dirigem regularmente já passaram pela situação de “estar flutuando” no asfalto molhado. Isso se chama aquaplanagem. A sensação de perda de controle é real, pois o veículo fica, por alguns segundos, sem contato com o chão enquanto desliza sobre a água.

Sempre confira a pressão dos pneus: se a calibragem dos pneus estiver 30{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0} abaixo do recomendado pelo fabricante, a probabilidade de ocorrer aquaplanagem aumenta.

Nunca ande com pneus gastos: sem a profundidade do desenho de escultura, o pneu perde a capacidade de drenagem da água.

perigos da aquaplanagem

Diminua a velocidade: quanto maior for a velocidade do veículo e mais profunda for a poça de água, maior é a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. Portanto, a dica é pegar mais leve no acelerador, principalmente quando há muita chuva.

A última dica é ficar de olho no seu Relatório One da Autotrac. Com o serviço, você recebe informações como a quilometragem percorrida no mês, as velocidades atingidas, entre outras. Com esses dados, você vai saber exatamente quando o seu carro precisa ser revisado e, assim, pode mantê-lo mais seguro.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog da Autotrac.

Já está indo? [Compreagora10%]