Quem quer pegar a estrada com uma moto precisa se organizar. Levar a bagagem da maneira certa em uma motocicleta, principalmente quando por longas distâncias, é sinônimo de evitar desconfortos e complicações. Pensando nisso, a Autotrac separou algumas dicas e opções para você transportar suas coisas na moto durante uma viagem. Siga as orientações e, […]

Juntos para dar um jeitinho na bagagem: dicas de como organizar a moto para viajar

Quem quer pegar a estrada com uma moto precisa se organizar. Levar a bagagem da maneira certa em uma motocicleta, principalmente quando por longas distâncias, é sinônimo de evitar desconfortos e complicações. Pensando nisso, a Autotrac separou algumas dicas e opções para você transportar suas coisas na moto durante uma viagem. Siga as orientações e, com um rastreador One Moto, curta o passeio e a brisa no rosto junto ao seu xodó com tranquilidade!

Blog18

Apesar de alguns modelos de motocicletas terem mais opções de acessórios, todas as motos são aptas a carregar bagagens. Para isso, existe uma grande diversidade de malas e baús, por exemplo. Confira alguns itens disponíveis no mercado e avalie quais são os melhores para você.

Top case

O baú é a opção mais tradicional e utilizada. Normalmente instalado com um bagageiro, o top case costuma ficar firme e em uma posição muito bem acertada sobre a motocicleta. Com ele, além de transportar as suas bagagens, você tem onde guardar o capacete ao estacionar a moto.

Malas laterais

Esta é uma opção que costuma ser de fácil manuseio e fica totalmente encaixada na moto. Alguns modelos de malas laterais também são expansíveis, o que pode ser bom para viagens mais longas, que exigem o transporte de mais coisas.

Tanque bag

Este é o compartimento ideal para transportar itens de acesso rápido, como dinheiro – para abastecimentos e pedágios –, documentos, celular e capa de chuva.

Inner bag

Normalmente impermeável, esta é uma opção de mala interna, de fácil acesso e manuseio, que pode ser transportada, por exemplo, em cima de uma mala lateral e, desta forma, ampliar a carga de bagagens da moto.

Mochilas e aranhas

Uma forma mais simples de transportar bagagens em motos é prender mochilas comuns no banco, na parte do carona, utilizando redes conhecidas como aranhas.

Soft bag

Mais maleável e normalmente impermeável, esta opção é de fácil instalação, com feixes de engate rápido, e ajustável para qualquer tipo de motocicleta.

Evite colocar malas pesadas

A primeira coisa que deve ser feita, ao colocar malas pesadas em cima de uma motocicleta, é ajustar a mola da suspensão do veículo. Com isso, você evita que a moto fique desestabilizada, que a traseira afunde. Em alguns modelos, esse ajuste é feito eletronicamente e em outros, por meio de uma manopla ou com o uso de ferramentas específicas. Se for preciso, peça ajuda a um profissional!

Faça a calibragem dos pneus

Um segundo item que deve ser observado é a calibragem dos pneus. A indicação correta para cada modelo de motocicleta está no manual do proprietário, assim como em etiquetas que podem estar localizadas na balança, perto do pneu traseiro ou da corrente da moto.

Observe limites de peso

Para garantir que a segurança esteja junto em sua viagem, escolha direitinho que tipo de bagagem vai transportar e faça a distribuição do peso de forma equilibrada na moto. Para saber o peso máximo que a sua máquina de duas rodas pode transportar, é simples. Assim como no caso da calibragem dos pneus, toda motocicleta tem, no manual, os limites de carga. É só conferir lá!

Instale um rastreador para garantir a segurança

Outra maneira de garantir a tranquilidade, na hora de pegar a estrada com uma moto, é com a ajuda de um rastreador para moto Autotrac. Com o One Moto, é possível programar todos os passos da viagem e, assim, evitar surpresas com os trajetos a serem percorridos. Você também pode fazer o controle de abastecimento e do consumo de combustível da sua motocicleta, tendo assim a noção exata de quando será preciso parar no posto. Tudo isso com a ajuda do Supervisor One, o aplicativo de controle dos dispositivos da empresa líder de mercado quando o assunto é tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos.

Serviços em caso de emergência

Além de poder acompanhar a localização do seu xodó 24 horas por dia pelo celular ou tablet, com um rastreador para moto Autotrac, você também conta com serviços exclusivos que podem ser úteis em casos de emergência, como o Pronta Resposta Nacional e o Apoio à Vítima de Crime. Com eles, você evita dores de cabeça e aproveita muito mais a viagem.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o One Moto e conheça a linha completa de rastreadores Autotrac. Neste fim de ano, viaje tranquilo e fique junto das suas conquistas!

Leia também:

Cuide da sua moto com as dicas da Autotrac

Se aventure de moto!

Itens de segurança: roupas para motociclistas são mais que proteção contra o frio

Já está indo? [Compreagora10%]