O Fusca é um automóvel tão querido pelos brasileiros que ganhou um dia só para ele, comemorado em 20 de janeiro.
Dia do Fusca: conheça curiosidades e confira dicas para cuidar do seu!

Dia do Fusca: conheça curiosidades e confira dicas para cuidar do seu!

Primeiro carro fabricado pela Volkswagen, o Fusca chegou ao Brasil em 1950 e até hoje vem conquistando o coração de muita gente. O automóvel é tão querido pelos brasileiros que ganhou um dia só para ele, comemorado em 20 de janeiro. Por também amar veículos antigos como essa preciosidade, a Autotrac desenvolve produtos com funcionalidades que ajudam os colecionadores a cuidarem dos seus xodós. Confira as curiosidades e dicas que a empresa líder de mercado quando o assunto é tecnologia em monitoramento e rastreamento de veículos separou para quem curte o carro fora de linha mais emplacado no país!

Dia do Fusca: conheça curiosidades e confira dicas para cuidar do seu!

Dia do Fusca – o carro mais amado do Brasil!

História e curiosidades do Fusca

Inicialmente, o Fusca recebeu o nome KDF (Kraft Durch Freude, que significa força através da alegria). O apelido atual nasceu da dificuldade do brasileiro de falar a palavra Volks. Da pronuncia do V com som de F surgiu o derivado Folks. A sabedoria popular então terminou o serviço, entendendo como Fusca.

O primeiro protótipo do veículo foi produzido por Ferdinand Porsche, fundador da famosa marca de automóveis esportivos Porsche, na Alemanha, para ajudar em esforços de guerra, sob o aval de ninguém menos que Adolf Hitler.

Porsche apresentando a Hitler seu projeto

Ferdinand Porsche apresentando a Hitler seu projeto do 1o Fusca

O Fusca foi um dos poucos automóveis que não tiveram recall em sua história. O veículo é o que ficou mais tempo em produção em todo o mundo, com início de fabricação dos primeiros protótipos em 1934 e dos últimos, em 2003, no México.

Dependendo do modelo, são necessárias de cinco a sete mil peças para a produção de um único automóvel. Ainda assim, para remover o motor de um Fusca, por não existirem suportes próprios, basta soltar quatro porcas que o fixam ao câmbio.

Fabricado na Alemanha, o primeiro lote do Fusca a chegar ao Brasil, com 30 unidades, foi importado pela família Matarazzo. Os primeiros modelos produzidos em solo brasileiro não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças e fazia o serviço.

Foi a bordo de um modelo preto que o ex-presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a primeira fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1957. Segundo a Federação Brasileira de Veículos Automotores, existem 76 clubes de Fusca no país, a maioria na região Sudeste.

Inauguração fábrica Volks no Brasil com presidente JK

O cantor Roberto Carlos e a turma da Jovem Guarda inspiraram uma mania que sobrou para o veículo. A pecinha responsável por esguichar água no para-brisa do Fusca era roubada, nos anos 60, para servir como um adereço para as mãos. Foi daí que surgiu a moda do anel Brucutu.

O Fusca foi protagonista de um filme dos estúdios Disney chamado Se meu Fusca falasse, de 1968, e de uma nova versão, em 2005, intitulada Herbie: meu Fusca turbinado. O veículo também foi tema de uma música do cantor Almir Rogério que estourou nas paradas de sucesso brasileiras, conhecida como Fuscão Preto. O hit foi gravado em espanhol e inglês e chegou a inspirar um filme com a Xuxa no elenco.

Filme Se Meu Fusca Falasse

Filme Se Meu Fusca Falasse

Cinco dicas para cuidar do seu xodó

Se você é fã de veículos antigos e tem um Fusca, fique atento às dicas abaixo e, com um rastreador veicular Autotrac, garanta a segurança do seu xodó! Instalando um One Carro no seu carango, você pode ficar junto a ele 24 horas por dia, pelo celular ou tablet, por exemplo, sem comprometer a originalidade dele.

– Tenha um bom mecânico

Pode parecer óbvio, mas é preciso tempo, paciência e algum conhecimento para encontrar um bom profissional. É importante lembrar que um mecânico que sabe acertar um Fusca como ninguém nem sempre vai ser o mesmo que tem o dom para mexer em um Opala.

– Invista em uma boa capa

Mesmo que você tenha uma garagem fechada, é a capa que vai proteger seu xodó da poeira, de animais, das possíveis travessuras de crianças e até mesmo de olhares mal-intencionados. Se possível, passe longe das baratinhas de nylon e plástico e mande fazer uma sob medida e com feltro bem grosso.

– Evite lavar seu carango exageradamente

Por mais conservado que esteja o seu Fusca, sempre há uma frestinha, um buraquinho ou uma borracha que pode estar vedando mal. Portanto, se você o lava com frequência, a chance de acumular água e, em pouco tempo, aparecerem sinais de ferrugem ou mofo é maior. O melhor é usar a capa sugerida no item anterior e lavar o carro apenas quando necessário.

– Valorize o seu carro

O seu companheiro de aventuras é um Fusca, mas o seu sonho era ter um New Beetle? Independentemente das suas ambições, o que importa é que o prazer que o seu carango proporciona é relativo ao seu envolvimento com ele. Cuide do seu carro e invista nele!

– Garanta a segurança do seu xodó

Projeta seu Fusca com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac! Com um rastreador Autotrac One Carro, você fica tranquilo ao saber que o seu carango está exatamente onde o deixou e recebe alertas  no seu celular em casos de movimentações indevidas. Além de poder acompanhar a localização do seu xodó em todo o território nacional, você também conta com serviços exclusivos, como o de Pronta Resposta Nacional, serviço que ajuda na recuperação do seu fusca em caso de roubo ou furto do veículo.

Conheça melhor o rastreador Autotrac One Carro e a linha completa de rastreadores da Autotrac. Celebre o Dia do Fusca ficando juntinho a essa rara e tão amada conquista!

Leia também:

Tem um carro customizado? Proteja-o com um rastreador Autotrac!

Carro antigo com placa preta? A Autotrac ajuda você a cuidar da sua raridade sem comprometer o item de colecionador!

Rastreador veicular: Autotrac One Carro

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade