A exigência para os carros no Brasil se tornou oficial em dezembro de 2015 e passa a valer em janeiro de 2020.
controle de estabilidade: conheça o item obrigatório a partir de 2020

Controle de estabilidade: conheça o item obrigatório a partir de 2020

Em dezembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou oficial a exigência do controle eletrônico de estabilidade em carros no Brasil. Você sabe o que o item popularmente chamado de ESC faz e qual é a importância dele? O sistema, que será obrigatório a partir de 2020 para modelos inéditos e a partir de 2022 para todos os veículos 0 km, garante, assim como o rastreador veicular Autotrac, não só a segurança do seu carro, mas também a sua e a de quem você quer bem!

Considerado por especialistas como uma das maiores inovações em segurança automotiva depois do cinto de segurança, o controle eletrônico de estabilidade é um sistema que atua, como já diz o nome, diretamente no controle do carro, agindo para evitar acidentes quando o veículo sai da trajetória original de maneira perigosa. Ele é obrigatório nos Estados Unidos e na Europa e pode ser útil em situações de risco, por exemplo, curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios.

Como o controle eletrônico de estabilidade funciona? É simples, ao mesmo tempo que complexo! Sensores instalados no carro calculam a velocidade das rodas e as inclinações da direção e do veículo. Ao ler os dados, o ESC consegue identificar se os movimentos feitos pelo motorista correspondem à direção real em que o veículo está se movendo e, ao detectar o menor sinal de perda de controle do carro, entra de vez em ação.

O ESC atua automaticamente na rotação do motor e nos freios. Na prática, se o motorista entra em uma curva com velocidade muito alta, por exemplo, o sistema aciona os freios várias vezes por segundo, de maneira quase imperceptível, para que o carro consiga contornar a curva. O mesmo serve para pisos com baixa aderência: ao menor sinal de que o carro vai derrapar, o controle eletrônico de estabilidade reduz a rotação do motor e freia as rodas que estão perdendo contato com o solo.

rastreador-carro-controle-de-estabilidade (2)

De acordo com um estudo feito de 2004 a 2006 pelo IIHS, o instituto de segurança viária dos Estados Unidos, o ESC é capaz de reduzir acidentes fatais em 43{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0}. Outro levantamento, feito em 2006 pela NHTSA, órgão federal que regulamenta o setor de transportes norte-americano, aponta que o dispositivo evitou 83{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0} de capotamentos de SUVs.

No Brasil, todos os lançamentos, produzidos ou importados, deverão ser equipados com o ESC a partir de 1º de janeiro de 2020. A regra vale apenas para novos registros de modelos, ou seja, carros inéditos no mercado brasileiro. Os veículos novos de modelos já existentes serão obrigados a ser comercializados com o item apenas em 2022.

Antes mesmo disso, outra medida que você pode adotar para aumentar a sua segurança, a do seu carro e a de quem você quer bem é contar com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac. Com o One Carro, é possível acompanhar o que você valoriza 24 horas por dia, mesmo que a distância, pelo celular ou tablet.

O Supervisor One, aplicativo de controle dos dispositivos da empresa líder de mercado quando o assunto é tecnologia em rastreamento e monitoramento de veículos, emite alertas em casos de movimentações indevidas, como excesso de velocidade ou deslocamento fora de área preestabelecida, e permite que você tenha acesso a relatórios que vão ajudar a melhorar ainda mais a sua relação com o seu veículo, tanto na economia de combustível quanto na manutenção, por exemplo. Além disso, os clientes Autotrac contam com serviços exclusivos, como o de Pronta Resposta Nacional e o de Apoio à Vítima de Crime.

Saiba mais sobre o One Carro e conheça a linha completa de rastreadores da Autotrac. Compre já os seus e garanta a segurança de toda a sua família e dos seus bens!

Leia também:

Dicas de segurança de veículos Autotrac – Parte 1

Dicas de segurança de veículos Autotrac – Parte 2

Dicas de segurança de veículos Autotrac – Parte 3

Já está indo? [Compreagora10%]