Em meio ao turbilhão de informações que recebemos e às conversas informais que mantemos diariamente, muitas pessoas têm dúvidas sobre questões simples do dia a dia, como a utilização do ar-condicionado do carro. Descubra mitos e verdades sobre esse sistema de ventilação e, com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac, saiba como economizar dinheiro […]
mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Cinco mitos e cinco verdades sobre o ar-condicionado do carro

Em meio ao turbilhão de informações que recebemos e às conversas informais que mantemos diariamente, muitas pessoas têm dúvidas sobre questões simples do dia a dia, como a utilização do ar-condicionado do carro. Descubra mitos e verdades sobre esse sistema de ventilação e, com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac, saiba como economizar dinheiro controlando os gastos com combustível, um dos pontos que mais pesam para os motoristas.

mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Mitos

1. Ligar o ar-condicionado gasta o gás do sistema de refrigeração do carro.

Mentira! Se a manutenção do sistema estiver em dia e não houver vazamentos, o gás não terá nem porque ser completado ou substituído.

2. O gás do ar-condicionado do carro vicia e fica velho.

Falso! Assim como no item anterior, se estiver tudo certo com a manutenção do sistema e não houver vazamentos, o gás pode durar por toda a vida útil do veículo.

3. O óleo do ar-condicionado fica velho.

Não é bem por aí! Ao contrário do óleo do motor do carro, o do ar-condicionado só precisa ser completado ou trocado em caso de vazamento ou de manutenção do sistema de refrigeração.

4. Em sistemas digitais, a velocidade do ar interfere na temperatura do ambiente.

Lorota! Se você ajustou o ar-condicionado para 23o C, por exemplo, o ambiente interno do veículo ficará nessa temperatura estando ele na velocidade 1, 2 ou 3. A velocidade maior só fará com que o ambiente interno chegue à temperatura indicada mais rapidamente.

5. Andar com o ar-condicionado desligado faz com que o consumo caia pela metade.

Balela! Na cidade, o carro gasta em média de 10{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0} a 20{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0} a mais de combustível com o ar-condicionado ligado, mas isso está mais relacionado à forma como o motorista conduz o veículo. Se ele não imprime fortes acelerações, se não estica as marchas demais e se não pisa no acelerador sem necessidade, por exemplo, o consumo vai ser menor.

mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Verdades

1. É possível instalar ar-condicionado em carros que não saíram com o item da fábrica.

Sim! Só que, para evitar prejuízos e dores de cabeça, é recomendada a instalação do mesmo sistema utilizado pelas montadoras. Para isso, na hora de escolher o local onde vai realizar o serviço, dê preferência a uma concessionária credenciada ao fabricante do veículo.

2. É recomendado ligar o ar-condicionado do carro uma vez por semana.

Com certeza! Isso serve para que o gás e o óleo circulem pelo sistema, garantindo assim a lubrificação dele e evitando o ressecamento das peças. Faça isso por pelo menos 10 minutos.

3. É bom abrir os vidros antes de ligar o ar-condicionado de um carro parado sob o sol forte.

Por favor! Afinal, ninguém precisa torrar antes de se refrescar. Na verdade, a medida faz com que o ar quente saia do interior do veículo e dê lugar a um ar mais fresco, facilitando e acelerando assim o processo de troca térmica que o sistema de refrigeração terá de fazer.

4. É bom desligar o ar-condicionado antes de desativar o sistema de ventilação do carro.

Verdade! Com isso, a umidade na tubulação do sistema é eliminada, evitando a proliferação de fungos. Quando estiver chegando ao destino, desative o ar-condicionado e deixe somente a ventilação do veículo ligada.

5. Ligar o ar-condicionado do carro, na cidade, provoca mais gasto de combustível.

Fato! Porém, andar a mais de 80 km/h, o que acontece na estrada, com os vidros abertos, interfere na aerodinâmica do carro e isso pode fazer com que se gaste mais combustível. Com o ar-condicionado ligado e os vidros fechados, a essa velocidade, a entrada de vento não altera o rendimento do veículo.

Seja com o ar-condicionado ligado ou desligado, seja na estrada ou na cidade, você quer melhorar a sua relação com o seu carro e economizar combustível? Conte com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac para isso!

Além de permitir que você acompanhe a localização do seu veículo 24 horas por dia, pelo celular ou tablet, o Autotrac One Carro fornece a você um relatório mensal com diversas informações sobre o seu veículo.

No Supervisor One, o aplicativo de controle dos dispositivos da Autotrac, você pode manter um histórico dos abastecimentos, por exemplo, e, com isso, ter o controle do consumo de combustível dele.

Saiba mais sobre o One Carro e adquira já o seu rastreador veicular Autotrac! Cuide do seu bolso com carinho e acompanhe tudo o que você valoriza!

Leia também:

Dicas para economizar combustível

Como cuidar do seu carro no inverno

Saiba a importância de calibrar pneus

Já está indo? [Compreagora10%]