Um carro tão querido que, por onde passa, sai ganhando apelidos carinhosos. Tem um design muito forte e, mesmo depois de milhares de modificações, é reconhecido em qualquer lugar. E com um projeto tão arcaico, ele permanece eterno. Estamos falando, claro, do Fusca! Não é à toa que ele sempre aparece entre os primeiros lugares […]
1200x900 (2)

Carros antigos: conheça melhor o queridinho dos brasileiros

Um carro tão querido que, por onde passa, sai ganhando apelidos carinhosos. Tem um design muito forte e, mesmo depois de milhares de modificações, é reconhecido em qualquer lugar. E com um projeto tão arcaico, ele permanece eterno. Estamos falando, claro, do Fusca!

800x600 (3)

Não é à toa que ele sempre aparece entre os primeiros lugares na lista dos carros mais lembrados pelos brasileiros até os dias de hoje. Aliado à paixão nacional por automóvel, o Fusca atravessou gerações e ficou no imaginário popular e na memória de muitas pessoas, seja na infância ou como o primeiro carro, a primeira conquista que muitos tiveram.

E a Autotrac sabe o quanto brasileiro ama carro. Sejam aqueles que fizeram parte da nossa história ou os atuais. É, por isso, que desenvolveu um produto como o One Carro, que não te deixa na mão, nem mesmo se você for vítima de um crime. Clique aqui para entender como funciona!

Um pouquinho de história

O Fusca nasceu da ideia do governo alemão de fazer um carro que fosse acessível, do preço de uma boa motocicleta da época. Nos anos 30, os automóveis ainda eram objetos de luxo, muito caros e montados à mão.

Desenvolvido por Ferdinand Porsche em sua garagem, em Sttutgart, na Alemanha, nasceu o “carro do povo”, a tradução literal de “volkswagen”, em alemão. Foi lançado em 1935, mas com o fim da guerra, ficou meio esquecido.

Coube ao major inglês Ivan Hirst a redescoberta do carro e, depois, à sua popularização. Logo logo, ele já chegaria a outros países, em cada um, um apelido. Käfer na Alemanha, Carocha em Portugal, Coccinelle na Bélgica, França e Haiti, Escarabajo na Espanha e parte da América Latina, Beetle nos Estados Unidos, Boblen na Dinamarca e muitos mais.

Coração brasileiro

A história do Fusca no Brasil começa no fim dos anos 1950. Mal chegaram ao porto de Santos, as primeiras unidades importadas já estavam todas vendidas. Fez sucesso principalmente porque era econômico e popular. Em 1962, já era líder no mercado.

A linha de montagem brasileira chegou ao fim em 1986, mas seu sucesso e carinho era tanto que o então presidente Itamar Franco solicitou, em 1993, a volta da sua fabricação. Com isso, ganhou vários detalhes estéticos como para-choques na cor do veículo, volantes e estofamentos novos. Mas parou oficialmente em 1996.

O seu legado também continua nas versões mais modernas, como o New Beetle e o Novo Fusca, que mantiveram a base do design arredondado, mas com novas linhas e tecnologias dos carros da geração atual. Mesmo após muito tempo, os carros continuam arrebatando corações.

Tem paixão por carro e quer saber mais? Confira aqui alguns conteúdos da Autotrac para você!

Conheça o estilo Hot Rod
Cinco dicas para acertar na compra de seu novo carro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux