Confira as diferenças de uma moto original de rua para uma moto preparada para uma competição do SuperBike com o piloto Alex Barros.

Autotrac Conversando com quem entende: moto tradicional x moto de corrida

O piloto Autotrac Alex Barros, referência no motociclismo, está de volta na série “Autotrac Conversando com quem entende” para explicar aos apaixonados por moto quais são as principais diferenças de uma moto original de rua para uma moto preparada para competição.

Nem todo mundo sabe, mas as motos utilizadas na tradicional competição SuperBike, são derivadas das motos de rua tradicionais que encontramos nas lojas. E é por isso, que a Autotrac, líder no mercado, consegue entregar um rastreador tão completo para você. Nós entendemos as necessidades do trânsito e das pistas de competição, afinal estamos presentes na sua rotina e somos o rastreador oficial da equipe Alex Barros Racing, comandada pelo piloto Alex Barros na categoria SuperBike.

Para que a moto entre na competição, ela precisa ser homologada e seguir o regulamento, que garante o máximo de equivalência possível com as motocicletas de rua e ao mesmo tempo o máximo de competitividade. Para isso, elas podem sofrer algumas modificações, que proporcionam mais leveza e aerodinâmica, se ajustando melhor ao corpo do piloto. Confira no vídeo abaixo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=nIwD37x-rHg&feature=youtu.be]

A primeira modificação realizada nas motos é para ela perder peso. O processo é chamado de “limpeza”. Nele, são retirados alguns equipamentos que são obrigatórios nas motos de rua para garantir mais segurança no trânsito, como carenagem, retrovisor e setas. Só esses detalhes já reduzem cerca de 20 quilos nas motos de competição. Mas a redução não para por aí, o escapamento também é modificado, o que retira mais uns oito quilos da carroceria, deixando a moto bem mais leve do que as tradicionais.

Outros ajustes realizados são alterações da pedaleira, do guidom e do relógio de marcação de tempo no painel. Esses fatores auxiliam no conforto e na aerodinâmica do piloto durante a corrida.

Por fim, mas talvez um dos itens mais importantes, os pneus também têm uma particularidade quando estamos falando de SuperBike. Nessa categoria eles devem ser idênticos para todas as equipes e são limitados por fim de semana de prova, deixando a competição ainda mais emocionante.

Bem diferente do que você imaginou, não é mesmo? Olha que legal, a sua moto pode estar sendo usada no SuperBike ou já ter composto o elenco das motos da competição. Uma estrela dessas precisa estar sempre bem acompanhada, por isso conte com o Autotrac One Moto e garanta a segurança do seu xodó 24 horas por dia. Conheça a linha completa de rastreadores da Autotrac e garanta já o seu!

Leia mais:

Alex Barros e Autotrac: seis dicas de segurança para quem é apaixonado por motocicletas

Conversando com quem entende: dicas para quem quer viajar de moto em grupo

Conversando com quem entende: a facilidade de adquirir um Autotrac One Moto

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade