O Dia do Hino Nacional é celebrado em 13 de abril. Já que a Autotrac tem em seu DNA o gene do piloto Nelson Piquet, que se orgulha profundamente de ser brasileiro e mesmo depois de se afastar oficialmente das pistas continua inspirando jovens talentos e traçando um caminho de vitórias, nada melhor para essa […]
dia do hino - nelson piquet

Dia do Hino: 1ª vez que Piquet levou o símbolo nacional ao pódio da F1

O Dia do Hino Nacional é celebrado em 13 de abril. Já que a Autotrac tem em seu DNA o gene do piloto Nelson Piquet, que se orgulha profundamente de ser brasileiro e mesmo depois de se afastar oficialmente das pistas continua inspirando jovens talentos e traçando um caminho de vitórias, nada melhor para essa data do que lembrar a história da primeira vez que o tricampeão da Fórmula 1 levou o símbolo do Brasil ao pódio da modalidade mais popular do automobilismo mundial.

A primeira vez que se escuta o hino nacional no topo de um pódio é um momento único, todo competidor sabe disso. Para Nelson Piquet, a conquista durante a Fórmula 1 não foi diferente. Pelo contrário: o dia 30 de março de 1980 foi mais que especial. Naquela data, no GP do Oeste dos Estados Unidos, em Long Beach, o piloto não só encerrou uma seca de cinco anos sem vitórias brasileiras na modalidade mais popular do automobilismo mundial, como também fez isso em grande estilo.

dia do hino - nelson piquet

Aos 27 anos, o então futuro fundador da Autotrac, a empresa que hoje é líder em tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos, mostrou em seu 25º GP mais uma vez a que veio, com direito ao chamado “Grand Chelem”. Nelson Piquet largou na pole, marcou a volta mais rápida e venceu de ponta a ponta a bordo de sua Brabham. Fez isso com 49 segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, Riccardo Patrese. Foi o primeiro de 23 triunfos na categoria. A primeira das 23 vezes que levou o hino nacional brasileiro ao pódio da Fórmula 1.

Quer um gostinho maior de como foi esse momento histórico? Assista ao vídeo:

O Dia do Hino Nacional

O hino nacional do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República e uma forma de homenagem à nação. Ele teve sua música composta por Francisco Manuel da Silva, em 1822, na época em que o país lutava para se tornar independente de Portugal, e letra escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909.

Inicialmente, o hino recebeu o nome de “Marcha Triunfal”. E só em 1971, por meio da Lei nº 5.700, de 1º de setembro, foi oficializado. Hoje, a sua execução é obrigatória na abertura de festividades cívicas, patrióticas, esportivas e escolares.

Já a escolha do dia 13 de abril para celebrar o Dia do Hino Nacional é uma referência a uma manifestação que ocorreu nessa data em 1831, enquanto o ex-imperador do Brasil D. Pedro I embarcava para Portugal.

Leia também:

A Autotrac conta com um diferencial chamado Nelson Piquet

O capacete de Nelson Piquet previa o futuro?

Relembre ótimos momentos de Pedro Piquet em 2015

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux